Artigos Científicos sobre Covid-19
Fala turma! Hoje estou aqui para escolhendo artigos científicos relacionados a Covid-19 que foram recentemente publicados na revista Informatics in Medicine Unlocked (Medicina Aberta para Informática), vou descrever cada um deles para vocês. Para começar o segundo artigo da serie é:
Data analytics for novel coronavirus disease Link
O artigo aceito em junho de 2020 foi realizado por 4 autores M. Rubaiyat Hossain Mondala, Subrato Bharatia, Prajoy Poddera, Priya Podderb, o tema trata sobre a analise de dados sobre a COVID-19, destacando uma serie de fatores, visualizando a disseminação da infecção e as aplicações potenciais da analise de dados nesta infecção viral.
O artigo começa com uma breve introdução sobre COVID-19 e as doenças associadas a ela que vieram anteriomente como a MERS (2012) e a SADS (2017), doenças relacionadas ao morcego que são patogênicas a homem ou gado. Os autores revisaram a literatura sobre COVID-19 trazendo um levantamento recente sobre pesquisas feitas, mostrando alguns resultados.
Depois de visitar algumas pesquisas a analise de dados é feita em cima de uma banco de dados do dia 04 de junho fornecido pela Johns Hopkins University onde era fornecido diversas informações como estado, país, região, data, casos confirmados, mortes e casos recuperados. Em seguida é feita uma comparação dos dados da COVID-19 com outras epidemias como ebola, SARS, MERS e H1N1.
Logo depois mostra gráficos de comparando taxa de mortalidade e casos confirmados dos países, e faz a comparação da China que conseguiu superar a propagação em comparação aos EUA que têm muito mais casos ativos do que qualquer outro país.
Para analisar o banco dados eles usaram linguagens de programação diversas (Python, R-studio, MATLAB, etc) para classificar regressão e previsão. Para utilizar regressão no aprendizado de maquina foi utilizado dois algoritmos chamados de regressão linear e algoritmos polinomiais.
Eles trabalharam com a base de dados disponibilizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Brasil usado para classificar e assegurar o diagnósticos dos paciente de COVID-19, entretanto os autores deixam claro que a eficácia dos classificadores deve ser validado em um conjunto maior e confiável de dados e que no futuro novos surtos iram surgir, portanto é necessário que a pesquisa seja continua.
É isso ai turma forte abraço e até mais.